Ficha técnica:
Título: Rogue (Ladino)Nº do Episódio: 06
Nº da História: 310
Temporada: D+ Temporada 1
Escritor(a): Kate Herron, Briony Redman
Diretor(a): Ben Chessell
Data de Exibição Original: 7 de junho de 2024 (streaming), 8 de junho de 2024 (televisão)
Elenco Principal:
Ncuti Gatwa, Millie Gibson
Elenco Recorrente:
Susan Twist, Michelle Greenidge
Elenco Convidado:
Jonathan Groff, Indira Varma, Paul Forman, Camilla Aiko
Rogue é o primeiro episódio desde The Haunting of Villa Diodati, de 2020, a não ser escrito ou co-escrito por um showrunner de Doctor Who, também contando com breves cameos de Doutores anteriores, incluindo um rosto bastante inesperado. Posteriormente, foi adaptado em um livro de mesmo nome.
O episódio é uma dedicatória para William Russell, ator que interpretou Ian Chesterton durante 1963-1965 e 2022.
Sinopse oficial: O Doutor e Ruby chegam em 1813, onde convidados da festa de uma Duquesa estão sendo assassinados e um misterioso caçador de recompensas, chamado Ladino, está prestes a mudar a vida do Doutor para sempre.
Resumo:
O Doutor e Ruby, estão dançando juntos em uma festa, com Ruby usando brincos que permitem que ela acompanhe os passos de dança do Doutor. O brinco de Ruby então pega interferência, fazendo com que o Doutor fique procurando por tecnologia alienígena, enquanto Ruby está com a anfitriã da festa, a Duquesa de Pemberton (Indira Varma).
O Doutor então se encontra com um misterioso homem, chamado Ladino (Jonathan Groff), que está observando todos na festa, procurando por alienígenas. Enquanto isso, um dos convidados da festa, Lord Barton (Paul Forman), que na verdade é um alienígena disfarçado, flerta com Ruby, e acaba irritando-a, e ela o dispensa, deixando-o chocado. Ela então nota um retrato na parede, que é uma pintura da mãe de um duque, cuja mansão onde está sendo realizada a festa, lhe pertencia.
Mais tarde, do lado de fora, a Duquesa acaba encontrando com uma de suas empregadas, e após repreendê-la, a empregada a mata, se revelando uma alienígena, e assume uma aparência perfeitamente semelhante ao da Duquesa. Na biblioteca da mansão, Ruby espiona o falso Barton e a Lady Emily Beckett (Camilla Aiko) discutirem seu relacionamento, mas acidentalmente se expõe ao derrubar um livro, fazendo com que Barton saia dali.
O Doutor e Ladino estão conversando nos jardins da mansão, quando encontram o corpo da Duquesa. Ladino então ameaça o Doutor com sua arma, acreditando que ele é um Chuldur, um alienígena metamorfo, que ele foi pago para encontrar e matar. Revelando sua nave, que está estacionada próxima à TARDIS, ele leva o Doutor para dentro, o mantendo cativo dentro de um triforme, com objetivo de incinerá-lo. O Doutor tenta convencer o Ladino de que não é um Chuldur, finalmente conseguindo ao usar seu papel psíquico no scanner da nave, exibindo hologramas de todos os seus rostos anteriores, incluindo uma encarnação anteriormente acreditada como não sendo canônica: o rosto de Richard E. Grant, visto em Scream of the Shalka, de 2003.
O Doutor então leva o Ladino e o triforme para a TARDIS, onde há outra conversa entre os dois, que resulta no Doutor convidando Ladino para viajar com ele na TARDIS. Durante isso, ela novamente faz um barulho estranho. Os dois se reencontram com Ruby e Emily, e o Doutor supôs que os Chuldur estejam fazendo cosplay, e ele sugere que Ladino dance com ele, dizendo que isso seria um escândalo.
Fazendo isso e deixando todos os presentes chocados, os dois encenam amantes discutindo, terminando com Ladino pedindo o Doutor em casamento, que ele rejeita, e os dois saem do local, chamando a atenção dos Chuldur, que são quatro, e perseguem os dois. O Doutor então ajusta o triforme para conter seis pessoas, mas isso interfere em sua energia, fazendo com que só tenham uma chance de capturar os Chuldur.
De volta a biblioteca, Ruby revela a Emily que veio do futuro, em uma tentativa de consolo-la. Porém Emily se revela como uma quinta Chuldur, e diz que quer virar ela. A cena corta para os outros quatro Chuldur, em suas verdadeiras formas, retornando para o salão de baile, assustando os convidados, e encenam um casamento. O Doutor e Ladino os observam, enquanto Barton e Ruby aparecem como os noivos, levando o Doutor acreditar que eles a mataram. Determinado e amargurado, o Doutor interrompe o casamento, prendendo os cinco Chuldur no triforme, mas Ruby revela ser a verdadeira, e não uma cópia, e a Chuldur que se disfarçou como Emiy aparece.
Para salvar Ruby e deter os Chuldur, Ladino se despede do Doutor e se joga no triforme com Emily, libertando Ruby no processo, e ativa o dispositivo, ficando preso em outra dimensão com os Chuldur. De manhã, o Doutor usa sua chave de fenda sônica para colocar a nave de Ladino em orbita, e Ruby sugere que eles usem a TARDIS para achar ele, mas o Doutor diz ser impossível, pois existem infinitas dimensões. O episódio termina com o Doutor colocando o anel de noivado que Ladino lhe deu no seu dedo.
Considerações finais:
Rogue nos traz um episódio emocionante, porém mais leve, antes do finale da temporada, além de trazer uma boa surpresa para os fãs dos Wildners Years (Anos Selvagens), a "canonização" do Doutor interpretado por Richard E. Grant.
Nota: 9/10
Para assistir a esse ou outros episódios, acesse esse link:
Vejo vocês no próximo review, o finale da temporada!

Nenhum comentário:
Postar um comentário