Review: 73 Yards (Temporada 1)

Olá! Sejam bem-vindos para mais um review de Doctor Who, dando continuidade na maratona de episódios da nova temporada de Doctor Who.


Ficha técnica:   
Título: 73 Yards (73 Jardas)
Nº do Episódio: 04
Nº da História: 308
Temporada: D+ Temporada 1
Escritor(a): Russell T. Davies
Diretor(a): Dylan Holmes Williams
Data de Exibição Original: 24 de maio de 2024 (streaming), 25 de maio de 2024 (televisão)
Elenco Principal: 
Millie Gibson, Ncuti Gatwa
Elenco Recorrente: 
Michelle Greenidge, Angela Wynter, Jemma Redgrave, Susan Twist
Elenco Convidado:
Hilary Hobson, Aneurin Barnard, Amanda Walker

 73 Yards é o primeiro episódio Doctor-Lite (episódio com pouca ou nenhuma participação do Doutor) desde Turn Left, de 2008.
 Posteriormente foi adaptado em um livro de mesmo nome.

Sinopse oficial: A TARDIS aterrissa no litoral do País de Gales, onde lendas antigas provocam medo.

Resumo:
 O Doutor e Ruby pousam no topo de um penhasco, no litoral do País de Gales. Enquanto exploram o local, Ruby diz que visitou Gales duas vezes, e o Doutor acidentalmente pisa em um Círculo de Fadas, quebrando-o. Ruby lê algumas mensagens deixadas no círculo, e apôs isso, ela nota que o Doutor desapareceu. Procurando pelo Doutor, Ruby vê uma mulher (Hilary Hobson), e ao tentar se aproximar dela, a Mulher se afasta, sem parecer se mover.
 Enquanto vaga pelo local, Ruby encontra uma Caminhante (Susan Twist), e a pede para tentar se aproximar da Mulher e perguntar pelo Doutor. Ao fazer isso, a Caminhante sai correndo, enquanto a Mulher continua vendo Ruby a distância. Ao chegar na cidade próxima, Ruby entra em um pub, onde não é bem recebida pelos locais. Alguns dias depois, ela é expulsa pela próprietária do pub, que diz que ela expantou um de seus clientes, e Ruby a corrige, dizendo que foi a Mulher.
 Chegando em casa, Ruby conta para sua mãe, Carla, o que aconteceu, fazendo com que ela queira falar com a mulher. Ao fazer isso, Carla foge em um Taxi, abandonando Ruby e sua avó, Cherry. Um tempo depois, ela volta, e expulsa Ruby de casa, cortando todo o contato com ela.
 Saltando um ano depois, em 2025, Ruby se encontra com Kate Stewart (Jemma Redgrave), líder da UNIT, que tenta ajudá-la. Porém, graças ao entrarem em contato com a mulher, ela e sua equipe vão embora, abandonando Ruby. Ao longo dos anos, Ruby vem se tornando cada vez mais isolada e passando por diversos relacionamentos fracassados. Em 2046, ela vê na televisão um discurso de Roger Ap Gwilliam (Aneurim Barnard), quem o Doutor anteriormente disse ser o pior primeiro-ministro da história.
 Ruby então se infiltra na sede do Partido Albion, do qual Roger faz parte, e se oferece para trabalhar lá. Após Roger ser eleito primeiro-ministro, Ruby decide agir e impedi-lo, usando a Mulher para fazê-lo fugir. Quarenta anos depois, em 2086, uma Ruby idosa (Amanda Walker) retorna ao local onde a TARDIS pousou, que se transformou em um local onde as pessoas deixam flores e mensagens. Anos depois, em 2089, Ruby está em um hospital. À noite, ela é acordada pela Mulher, que se aproxima, e de repente, estamos de volta no País de Gales em 2024.
 Desta vez, Ruby diz que visitou Gales três vezes, e impede que o Doutor pise no Círculo de Fada, e ele a impede de ler as mensagens. O episódio então termina com o Doutor perguntando a Ruby quando foi a terceira vez que ela visitou Gales, e ela diz: "agora".

Considerações finais:
 73 Yards nos proporciona um episódio "misterioso" e profundo, se moldando no maior trauma da Ruby: abandono, além de ter pequenas similaridades com episódios como Turn Left, Heaven Sent e Ghost Light, porém se mantendo único, além de vários momentos de quebra de expectativa, nos levando a acreditar em uma coisa e no final ser outra. Esse episódio se tornou o meu favorito da temporada.
Nota: 10/10.

Para assistir a esse ou outros episódios, acesse esse link:
Vejo vocês no próximo review!

Nenhum comentário:

Postar um comentário