Como sempre, começaremos com os detalhes técnicos:
Título: The Devil's Chord (O Acorde do Diabo)
Nº do Episódio: 02
Nº da História: 306
Temporada: D+ Temporada 1 (Temporada 40, no geral)
Escritor(a): Russell T. Davies
Diretor(a): Ben Chessell
Data de Exibição Original: 10 de maio de 2024 (Streaming), 11 de maio de 2024 (televisão)
Elenco Principal:
Ncuti Gatwa, Millie Gibson
Elenco Recorrente:
Susan Twist
Elenco Convidado:
Jinks Monsoon, Kit Rakusen, Jeremy Limb, George Caple, Chris Mason, Phillip Davies, James Hoyles, Josie Sedgwick-Davies
The Devil's Chord é o primeiro episódio histórico de Doctor Who desde Legend of the Sea Devils, especial de 2022, e é o primeiro episódio a se passar durante 1963 desde Remembrance of the Daleks, de 1988.
Sinopse oficial: O Doutor e Ruby conhecem os Beatles, mas descobrem que o todo-poderoso Maestro está mudando a história. Londres se torna um campo de batalha, com o futuro da humanidade em jogo.
Resumo:
O episódio começa em 1925, na Inglaterra, onde Timothy Drake (Jeremy Limb) está dando de aulas de piano para um jovem chamado Harry (Kit Rakusen). Após tocar "o acorde do diabo", uma melodia anteriormente banida pela Igreja Católica, Timothy invoca Maestro (Jinks Monsoon), que revela que Harry, cujo nome verdade é Harry Arbinger, cujo verdadeiro significado é Harbinger (Precursor, traduzido), e então consome a música contida na alma de Timothy Drake.
Na TARDIS, Ruby, após seis meses de viagens com o Doutor, pede para conhecer os Beatles, e ele os leva para 1963. Lá, eles pousam na Abey Road, com a TARDIS fazendo um barulho esquisito. Eles então entram no EMI Recording Studios (que mais tarde seria renomeado para Abey Road Studios), onde veem os Beatles (interpretados por George Caple, Chris Mason, Phillip Davies e James Hoyles), Cilla Black (Josie Sedgwick-Davies), e uma orquestra gravando músicas, porém, todos de baixa qualidade. Ao investigarem, os dois viajantes descobrem que a raça humana vem parando de gostar da música desde o início do século XX, o que vem criando mudanças na história.
Ao levar um piano para o telhado do edifício, o Doutor e Ruby tem uma breve conversa sobre sua neta Susan, e então Ruby toca uma música no piano, invocando Maestro no processo. Assustado com a risada de Maestro ser familiar ao Toymaker, o Doutor se esconde com Ruby, e após isso a leva de volta para 2024, onde encontram uma Londres destruída por uma guerra nuclear. Lá, eles se encontram cara a cara com Maestro, que revela que o Toymaker é seu pai. Voltando para 1963, o Doutor e Ruby tentam impedir Maestro, que usa seus poderes para tentar roubar a música na alma de Ruby, mas ao invés disso, a música ouvida é Carol of the Bells, a mesma escutada na igreja onde Ruby foi abandonada. Maestro se assusta ao detectar a presença do "Mais Antigo", e libera Ruby de seu domínio.
Desafiando Maestro para uma batalha musical, o Doutor tenta prendé-lo usando outra melodia, porém erra a última nota. Derrotados, o Doutor e Ruby são presos dentro de instrumentos musicais, mas são salvos por John Lennon e Paul McCarty, que juntos, descobriram a última nota. Maestro então os alerta que "Aquele Que Aguarda está chegando", e após ser banido, a música retorna ao mundo, e o Doutor e Ruby comemoram com um número musical contendo todos os presentes no estúdio, chamado "There's Always a Twist at End". O episódio então termina com o Doutor e Ruby sapateando na faixa de pedestres da Abey Road.
Considerações finais:
The Devil's Chord consegue com sucesso ser uma homenagem à música, mostrando a importância que ela tem para a humanidade. O episódio também dá um aprofundamento dos mistérios da temporada, mencionando novamente "Aquele Que Aguarda" (mencionado anteriormente pelo Toymaker em The Giggle), e trazendo algo a mais sobre a Ruby: ela conseguir reproduzir a música "Carol of the Bells", ouvida antes na igreja em The Church on Ruby Road.
Nota: 9,5/10.
Para assistir a esse ou outros episódios, acesse esse link:
Vejo vocês no próximo review!

Nenhum comentário:
Postar um comentário