Review: The Legend of Ruby Sunday/Empire of Death (Temporada 1)

Olá, sejam bem-vindos para o último review da maratona da 1ª Temporada de Doctor Who!



Ficha técnica:
Título: The Legend of Ruby Sunday/Empire of Death (A Lenda de Ruby Sunday/Império da Morte)
Nº do Episódio: 07 & 08
Nº da História: 311
Temporada: D+ Temporada 1
Escritor(a): Russell T. Davies
Diretor(a): Jamie Donoughue
Data de Exibição Original: 14-21 de junho de 2024 (streaming), 15-22 de junho de 2024 (televisão)
Elenco Principal:
Ncuti Gatwa, Bonnie Langford, Millie Gibson
Elenco Recorrente:
Jemma Redgrave, Yasmin Finney, Michelle Greenidge, Angela Wynter, Anita Dobson, Susan Twist, Aidan Cook, Nicholas Briggs
Elenco Convidado:
Gabriel Woolf, Lenny Rush, Alexander Devrient, Genesis Lynea, Tachia Newall, Faye McKeever

 The Legend of Ruby Sunday/Empire of Death é o season finale da 1ª temporada de Doctor Who, sendo a primeira história two-parter ("duas-partes") desde Ascension of the Cybermen/The Timeless Children, de 2020.
 Ele também conta com o retorno de Melanie Bush como uma viajante da TARDIS desde Dragonfire, de 1987, apesar de ela ter retornado anteriormente em The Giggle, e o retorno de Sutekh como um vilão principal desde The Pyramids of Mars, de 1975.

Sinopse oficial:
 The Legend of Ruby Sunday: O Doutor e a UNIT investigam o passado de Ruby Sunday, enquanto uma Janela do Tempo revela segredos horripilantes da Véspera de Natal. A misteriosa S. TRIAD Technology está prestes a liberar o maior mal de toda a existência.
 Empire of Death: O Doutor perde, e todo o mal de Sutekh instaura seu reinado. Mas qual, ou melhor, quem seria a chave para salvar toda a criação?


Resumo:
 A TARDIS pousa no QG da UNIT em Londres, onde seus membros os esperavam. Com o Doutor apresentando membros já estabelecidos e novos para Ruby: Kate Stewart, Coronel Ibrahim (Alexander Devrient), o robô Vlinx (Interpretado por Aidan Cook, voz por Nicholas Briggs), Rose Noble (Yasmin Finney), o conselheiro cientifico Morris Gibbons (Lenny Rush) e Harriet (Genesis Lynea).
 O Doutor então mostra para todos os presentes, imagens de uma mulher que ele e Ruby veem em todo lugar que pousam. Kate responde que eles já estão investigando essa mulher, chamada Susan Triad (Susan Twist), dona da S Triad Technology. O Doutor nota que o nome é um anagrama para Tardis Technology, com os membros da UNIT revelando que já tinham descoberto o anagrama e a estavam investigando, mas Ruby nota outra coisa: o nome dela é Susan, o mesmo da neta do Doutor.
 Enquanto eles observam um ensaio de Susan, que vai se apresentar as Nações Unidas ao vivo na TV, Melanie Bush (Bonnie Langford) está infiltrada lá para investigar a S Triad Technology. Continuando, o Doutor diz que há outra mulher misteriosa: a mãe de Ruby. Rose sugere que o Doutor tente voltar para o dia que Ruby foi abandonada, mas o Doutor diz que não pode, já que ele também estava lá naquele dia. Harriet então sugere que eles vejam câmeras de segurança próximas ao local, e Ruby diz que sua família adotiva possui uma fita VHS, que estava 66 metros de distância da igreja, mas a imagem não é visível por ser em preto e branco, além de estar nevando.
 Morris diz que eles podem usar a tecnologia da UNIT para melhorar a imagem, então Ruby e Rose partem juntas para buscar a fita. No prédio da S Triad Technology, Mel consegue coletar amostras de DNA de Susan, e parte de volta para a UNIT. Na casa de Ruby, sua mãe adotiva Carla, decide ir junto com Ruby e Rose, e pede para a Sra. Flood cuidar de sua mãe, Cherry. Porém ela age de maneira estranha, avisando que "Aquele Que Aguarda" não espera mais.
 Na base da UNIT, o Doutor e Kate tem uma breve conversa sobre o pai dela e a neta dele, terminando com Kate o abraçando, que é quando Mel chega, fazendo o Doutor abraça-la também. Ruby e Rose chegam em sequência, com o Doutor permitindo o acesso de Carla ao prédio. Ele então pede para usar uma Janela de Tempo, que ele sabe que a UNIT tem, apesar de anteriormente ter os proibido de usar quando estava em sua terceira encarnação. No piso 45, onde ela está, o Doutor, Ruby e o chefe de segurança Coronel Wiston Chidozie (Tachia Newall) adentram na cabine, enquanto os outros observam do lado de fora, com Morris operando-a.
 Logo uma projeção da véspera de Natal de 2004 aparece, contendo até a canção "Carol of the Bells", onde observam a mulher misteriosa abandonar Ruby, ela ir embora, e parar, chorando. Um momento depois, o próprio Doutor aparece lá, indo atrás dos Duendes para salvar a bebê Ruby (como visto em The Church on Ruby Road), porém a projeção da TARDIS parece ser quase sólida, o que intriga o Doutor. A mulher então se vira para apontar o Doutor, mas desta vez sua memória muda novamente (como visto em Space Babies), com o apontar dela durar mais tempo do que antes. O Doutor pede para Chidozie ver se tem algo atrás dele, o que ele faz, porém não acha nada, e a mulher some, e logo após isso, a projeção do Doutor no passado.
 Todos então são surpreendidos pela aparição de um vórtice feito de areia e partículas vermelhas, e Chidozie some, porém ainda é escutado, e ele diz que está "perdido no inferno". Após o a coisa sumir, eles encontram o corpo de Chidozie, que está morto. Culpado, o Doutor pede a Mel para levá-lo para Susan Triad.
 Lá, Mel o apresenta para Susan, que não o reconhece. Porém, na conversa, ela revela que não consegue dormir porque está tendo sonhos, com o Doutor perguntando se ela já sonhou com ser mãe de Lindy Pepper-Bean (Visto em Dot and Bubble) e uma ambulância (Visto em Boom), que parece afetá-la. Na UNIT, Kate, Harriet, Rose e Morris analisam a fita, tentando descobrir o que tinha no vórtice, encontrando a TARDIS no centro da coisa. Vlinx análisa a TARDIS e descobre que há algo em volta dela, e está vivo, fazendo com que Kate avise o Doutor, e a TARDIS novamente faz um barulho estranho (Como visto em Wild Blue YonderThe Devil's Chord e Rogue). O Doutor então manda Kate evacuar a sala e Ruby voltar para a Janela de Tempo, e ao fazer isso, a Janela se ativa novamente. Na S Triad Technology, Susan está fazendo seu discurso, porém ela começa a divagar sobre ter sonhos e visões, desabando no chão. Enquanto isso, Kate ordena que quem quer esteja na TARDIS se revele, e é interrompida por Harriet, que está possuída. Ela faz um discurso, e o Doutor, que está ouvindo pelos comunicadores da UNIT, pede a Kate para lhe dizer o nome completo de Harriet, revelando ser Harriet Arbinger, um prenúncio de um deus. Ela cita vários deuses, alguns já enfrentados pelo Doutor (Toymaker, Trickster, Mara e Maestro), e outros até então não vistos, e termina revelando aquele que é "a mãe, o pai e o outro de todos". Na S Triad Technology, o nome vai se arranjando até formar "Sue Tech", que vira Sutekh, o deus da morte (Gabriel Woolf). Na UNIT, ele se manifesta como uma grande fera sobre a TARDIS, e Susan e Harriet se transformam, e a primeira parte do finale termina com Susan anunciando que trará a dádiva de Sutekh para todo o universo: Morte.
 A segunda parte começa com Susan Triad espalhando poeira de suas mãos matando todos os presentes na S Triad Technology, exceto o Doutor e Mel, que fogem na moto dela. Na UNIT, Kate, Ibrahim, Morris, Rose, Vlinx e soldados tentam conter Sutekh, mas falham, sendo mortos. Uma nuvem de poeira começa a se espalhar pelas ruas de Londres, matando a todos pegos por ela, incluindo Carla Sunday. Na casa de Ruby, a Sra. Flood pergunta a Cherry se ela acredita no poder da oração, e a abraçando, as duas também são mortas.
 Chegando na base da UNIT, o Doutor e Mel vão de encontro a Ruby na Janela de Tempo, onde uma TARDIS feita de memórias se materializa. Atrás deles, surge Sutekh e a "verdadeira" TARDIS, pilotada por Harriet. Sutekh então explica que sobreviveu ao seu último encontro com o Doutor se agarrando a TARDIS. Ele diz que descobriu segredos dentro da máquina do tempo, incluindo o nome de Susan Foreman, sua neta, e criou a armadilha perfeita, chamando as várias Susan Triads espalhadas pelo tempo e espaço de seus "anjos da morte".
 O trio de viajantes então foge na TARDIS Memória, feita por partes das TARDIS anteriores do Doutor. Eles têm uma viagem turbulenta e acidentada, com diversos objetos caindo e a máquina pegando fogo, mas conseguem estabilizá-la com vários materiais disponíveis pela TARDIS Memória, incluindo uma "corda inteligente" e o antigo cachecol multi-colorido do Quarto Doutor. Por fim, eles saem da Terra. O Doutor então explica que Sutekh se aproveitou do campo do filtro de percepção da TARDIS, que tem 66,7 metros, com Ruby reconhecendo como o equivalente a 73 jardas, mas ela não se lembra como sabe disso. Eles então observam pela TARDIS Memória a Terra sendo completamente dominada pela poeira de Sutekh, e o Doutor diz que todo lugar que ele já pousou está morto, citando planetas como Telos, Ood-Esfera e Skaro.
 Em um planeta desolado, o Doutor tem uma breve conversa com uma mulher, que lhe entrega o último objeto de metal que possui, uma colher, e então morre. Triste, o Doutor promete que salvará o universo. De volta a TARDIS Memória, o Doutor explica que precisava de algo real e não apenas memórias. Inserindo a colher no monitor de TV onde estava a fita, ela mostra imagens de seu primeiro encontro com Sutekh. O Doutor e Ruby conversam sobre a mãe dela, e Mel, cansada, começa a ouvir a voz de Sutekh em sua cabeça.
 O monitor, reagindo a Ruby, mostra imagens do discurso de Roger ap Gwilliam (Visto em 73 Yards), fazendo o Doutor perguntar se ela o conhece, o que ela diz que não. O Doutor então se lembra que após virar primeiro-ministro, Roger tornou obrigatório todos os cidadãos do Reino Unido se registrarem em um banco de dados de DNA, e se a mãe de Ruby ainda estivesse viva naquela época, eles poderiam descobrir seu nome.
 Chegando em 2046, o Doutor pede a Mel para monitorar a sala enquanto ele e Ruby tentam achar o nome da mãe. Usando o DNA de Ruby, o computador começa a procurar por sua mãe, enquanto Ruby faz nevar e soar "Carol of the Bells" novamente. O computador então acha o nome, mas Ruby fica confusa com o que está na tela, e quando se vira, Mel, que também foi transformada em uma serva de Sutekh, está prestes a tocar no Doutor. Harriet, de dentro da TARDIS, transporta os três para Sutekh. O Doutor suplica a Sutekh, mas ele o tortura psiquicamente, o derrubando no chão. Ruby diz que vai mostrar o nome para Sutekh, mas quando vai fazer isso, ela solta o monitor no chão, quebrando-o. O Doutor usa a "corda inteligente" para ligar Sutekh na verdadeira TARDIS, levando-os para o vórtice temporal, onde o Doutor usa os poderes de Sutekh para "matar a morte", restaurando a vida de todo o universo, e após isso, Sutekh é derrotado, aparentemente morto de uma vez por todas.
 Na base da UNIT, após reviverem, Mel, Harriet, Ibrahim, Rose, Morris e Susan Triad observam a cidade de Londres, e na Janela de Tempo, Chidozie também retorna. Na casa da família Sunday, Cherry e a Sra. Flood se abraçam felizes, com a última chamando o Doutor de "garoto esperto". O Doutor e Ruby retornam para a UNIT, onde Susan Triad pergunta se suas memórias da sua vida na Terra são reais, com o Doutor dizendo que ela é real. Susan então se oferece para ajudar a UNIT, e Carla está falando com Ruby, dizendo que voltou para casa a pé e que Cherry está bem. Ela então agradece ao Doutor por trazer Ruby de volta.
 Vlinx relata que foi encontrada a identidade da mãe de Ruby, uma mulher chamada Louise Alison Miller (Faye McKeever), uma mulher de 35 anos que engravidou de Ruby quando tinha 15, e que Kate diz que ela tinha um padrasto "problemático", e que ela fez o certo ao deixá-la na igreja da Rua Ruby. Eles também descobrem a identidade do pai da Ruby: Benjamin Garnet. Rose e Mel notam que Louise apontou para o Doutor no passado, mas ele diz que limparam a fita, revelando que ela estava apontando para a placa da Rua Ruby, indicando que ela escolheu o nome da filha.
 Algum tempo depois, o Doutor e Ruby observam Louise em uma cafeteria. Ruby entra no local e se senta próxima a mulher, onde fala que é sua filha Ruby. As duas se abraçam. Na casa da família Sunday, Louise diz que sempre pensava em tentar achar Ruby no Natal, mas tinha medo de que Ruby a odiasse. Cherry lhe assegura que não há ódio naquela casa e Carla se oferece para mostrá-la fotografias de Ruby.
 Ruby então vai atrás do Doutor dentro da TARDIS, onde ela diz a ele que acharam o pai dela e vão atrás dele, e então os dois se despedem, em lágrimas, e do lado de fora, Ruby e sua família observam a TARDIS desmaterializar. A temporada então termina com a Sra. Flood narrando que é assim que a história da igreja da Rua Ruby termina, com um final feliz para Ruby, mas que a história do Doutor acabará em absoluto terror, e deseja "Boa Noite".


Considerações finais:
O finale tem uma primeira parte mais "calma", dando uma construção para sua resolução na segunda parte, que já é mais dinâmica. O finale responde a maioria dos mistérios da temporada (as aparições de Susan Twist, o passado da Ruby, e quem é "Aquele Que Aguarda"), além de nos proporcionar uma emocionante despedida de companion.
Nota: 10/10

Para assistir a esse ou outros episódios, acesse esse link:
Vejo vocês no próximo review!

Nenhum comentário:

Postar um comentário